Uma das características mais vantajosas da grama sintética certamente é a durabilidade desse tipo de revestimento. E é a alta durabilidade que o torna tão atraente nos projetos e no paisagismo.
A resistência e a durabilidade da grama sintética estão relacionadas à qualidade da matéria-prima, à tecnologia de fabricação e, claro, aos cuidados para manter um gramado sintético sempre com excelente aspecto estético.
Contudo, é claro que, apesar da longa vida útil, a grama sintética decorativa não vão durar para sempre. De tempos em tempos é essencial realizar a troca do material.
Mas vamos falar mais sobre esse assunto neste post da Erbus. Saiba mais!
Qual é o tempo de vida útil da Grama Sintética
Em média, a vida útil da grama sintética pode chegar até 5 anos, o que é um tempo considerado bastante satisfatório.
No entanto, a extensão da durabilidade pode depender do fabricante, da exposição à chuva e à luminosidade solar, bem como da exposição a produtos químicos que acabam por comprometer a cor e o aspecto da grama.
Além disso, ainda que esse material não exige manutenção constante, alguns cuidados sempre são importantes, incluindo a limpeza e a conservação dele.
De modo geral, depois que completa os citados cinco anos de instalação já é indicado começar a pensar na troca do produto.
Quando devo trocar o Gramado Sintético?
Como já mencionamos, ao completar 5 anos de instalação, é bom já planejar a substituição do gramado sintético.
Mas esse período pode ser antecipado quando o revestimento comece e apresentar sinais visíveis de deterioração.
Dentre os principais sinais estão:
- Mudança de coloração e desbotamento da grama sintética decorativa;
- Fibras se soltando;
- Menor absorção de impacto.
Caso esse sinais apareçam, a solução é realizar a troca do piso por um novo gramado sintético, que irá renovar o espaço e oferecer mais beleza e segurança ao ambiente.
Como aumentar a durabilidade do gramado sintético para paisagismo?
Se você pretende fazer o gramado sintético durar mais, alguns cuidados são fundamentais. O primeiro deles é a instalação correta e feita em piso nivelado.
Uma escovação regular das fibras com vassoura de cerdas firmas também ajuda na longevidade do material.
É válido também evitar uso de produtos abrasivos na limpeza do revestimento, de forma que as fibras se mantenham intactas assim como a cor original seja preservada.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais! E para saber mais dicas sobre grama sintética e aplicações em projetos diferenciados, acesse o blog da Erbus!