Como calcular a área para instalar grama sintética

Quando pensamos em espaços recreativos ou ambientes decorados com inspiração da natureza, um dos primeiros materiais que vêm à mente é a grama sintética

Afinal, o gramado sintético é um revestimento que torna o ambiente mais confortável, moderno e elegante.

Além disso, permite as brincadeiras, oferecendo mais segurança a todos. 

Mas assim como escolher uma grama sintética de boa qualidade é importante, é válido também saber calcular a área de instalação, o que vai interferir no preço do m2 da grama sintética

Então, se você não tem experiência com cálculos de instalação, veja algumas dicas para não errar na hora de calcular a área de colocação do gramado sintético neste artigo da Erbus!

Passo-a-passo de cálculo de instalação da grama sintética

Aqui separamos as principais etapas para você aprender a fazer os cálculos da área de instalação. 

Esse passo-a-passo vai te ajudar a saber quanto precisará investir no preço do m2 da grama sintética

Passo 1 – Delimitando a área de instalação

Primeiramente, estabeleça os limites da área onde o revestimento decorativo será colocado, demarcando o espaço com tinta ou giz. 

Passo 2 – desenho da área plantada

Nesta etapa, é possível fazer um esboço – não é necessário ser um desenho preciso – da área plantada em papel quadriculado. Tente o mais fiel possível ao projeto real, afinal, quanto mais próximo ao real, mais fácil será para entender o esboço posteriormente. 

Para facilitar o desenho em papel quadriculado, a dica da Erbus é criar uma escala na qual cada quadrado represente 15 cm de medidas reais da área de instalação.

Passo 3 – Medição da área coberta

Depois de feito o esboço no papel quadriculado, siga para a próxima etapa. Assim, nesta fase, realize a medição de cada lado do espaço que receberá o gramado artificial decorativo

Depois, é essencial fazer a transferência de cada medida à linha correspondente no esboço. 

Normalmente, quando a instalação é feita por uma equipe de profissionais, eles utilizam uma trena para ajudar nas medições. 

Mas se você não tem esse instrumento, arredonde para os 15 cm mais próximos a fim de facilitar o cálculo da área.

Passo 4 – Recorte do desenho

Nesta etapa, fazer o recorte do esboço em formas básicas vai ajudar no cálculo da instalação. 

As formas básicas são quadrados, círculos e triângulos, por exemplo. Isso pode ser feito com desenhos de linhas no papel quadriculado, criando as formas básicas.

Passo 5  – Determinando a área de cada forma básica

Para determinar a área de cada forma básica, utilize as seguintes fórmulas (que são as mais fáceis de avaliar o terreno de instalação): quadrado e retângulo — comprimento X largura; círculo — raio X raio X 3,14; triângulo — (base X altura) / 2. 

Passo 6 – Finalizando o cálculo

Depois de utilizar as fórmulas do tópico acima, faça a somatória das áreas de todas as formas básicas, o que vai te mostrar a área total. 

Então, some mais 10% a esse total, o que  representa uma quantidade extra de grama sintética para paisagismo caso ocorram imprevistos. 

Ficaram dúvidas ainda sobre os cálculos para colocação de gramado sintético? Qualquer dúvida, entre em contato com a equipe da Erbus! 

E aproveite para conhecer em nosso site nossas linhas INNOVAGRASS e COLORCARPET!

Erbus

A ERBUS revoluciona o mercado de decoração e arquitetura com produtos desenvolvidos para as mais diferentes utilizações e aplicações. Conheça nossas Gramas Sintéticas Decorativas.

Grama Sintética para Decoração

© COPYRIGHT 2017 ERBUS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
AGÊNCIA ROXO

WhatsApp Fale Conosco!